quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Olímpiadas Guaxupé 2016

Grécia Antiga. Ano 776 a.C. Os Jogos Olímpicos são iniciados por amadores e alguns atletas profissionais para cultuar os mortos e celebrar a beleza estética humana. 2785 anos depois, o mundo conhece o mais novo representante do evento que acontece de 4 em 4 anos: Rio de Janeiro em 2016.
Praias paradisíacas, montanhas, samba, carnaval, caipirinha, morenas estonteantes, clima tropical. Lugar ideal para um evento tão significativo. Seria mais que perfeito se a cidade maravilhosa não fosse conhecida pela criminalidade e que nosso país não fosse tão marcado pelas obras superfaturadas e desvio de verba. Uma pena. Um evento que tem tudo pra deixar a economia nacional tão rica quanto às fazendas do Tio Olavo pode muito bem nos deixar ainda piores.
Pensando nisso, a Guaxutrans juntamente com o COG (Comitê Olímpico Guaxupeano - Não, não é o Clube Operário) vem a público apresentar nosso novo projeto: Deslocar as Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro para a Gloriosa Guaxupé. É isso mesmo. Em Guaxupé nunca derrubariam um helicóptero. No máximo um ultra-leve. A Guaxutrans teve o prazer de trabalhar junto com o COG e visitar Copenhagen, Dinamarca, no dia 2 de outubro, durante a 121ª reunião do Comitê Olímpico. Comemoramos muito a vitória da cidade brasileira sobre Chicago e Madri e agora estamos batalhando para que o Morro Agudo possa iluminar toda a cidade mineira com o enorme pedestal da Tocha Olímpica. Presenteamos os organizadores do evento com pacotes de Café Cooxupé e diversos queijo Chancliche. Foram vários meses de pesquisas, planejamento e cálculo. A Guaxutrans e o COG tiveram a brilhante iniciativa de transferir toda a verba destinada à implantação da Zona Azul para a realização das Olimpíadas. Todos os guaxupeanos sabem e concordam: a Zona Azul só não é realidade na nossa cidade devido aos altos custos de investimento e logística. Um trabalho complicado, delicado e que exige muito dos nossos administradores.
Com as obras do metrô já muito avançadas, Guaxupé terá uma vantagem enorme sobre o Rio de Janeiro ou sobre qualquer outra cidade mundial que supostamente seria nossa adversária.
Estamos criando um conglomerado de empresas que trabalharão juntas para a realização de um evento inesquecível.
• Guaxuair: A mais nova empresa de aviação internacional. Existe um projeto para atualização e reforma do antigo Clube de Aviação. Iluminação e uma torre de controle de última geração. Seguranças treinados para colocar fim ao velho hábito de parar o carro por ali com a finalidade de algumas coisas que aqui não podem ser escritas. Milão, Joanesburgo, Nova Iorque, Sidney, Berlim e muitas outras cidades importantes estarão em ligação direta com Guaxupé. Gringos de todas as partes do mundo desembarcando em Guaxupé para aprender a pronunciar palavras simples do nosso vocabulário: balaústre, catedral, palácio das águias, exportadora e muitas outras.
• Guaxuhotel (leia em inglês): Uma associação de hotéis surgirá na cidade para abrigar os milhares de gringos de roupas engraçadas que aqui chegarem. Se a entrada do Hotel Marambaia já fica repleta de fãs para ver Zezé di Camargo e Luciano, o que dirá quando chegarem astros do esporte como Phelps, Paul Tergat, Isinbayeva e o aclamado e premiado Diego Hipólito?
• Guaxufood: Para assegurar uma alimentação saudável e prática a todos os atletas e turistas da cidade, a Guaxufood estará encarregada de disponibilizar trailers de pastéis e x-saladas em vários pontos da cidade. Além de contar com a feira-livre (menos dvd's) em todos os dias do evento. Sachês de maionese e catchup já estão sendo produzidos em larga escala para suprir toda esta demanda. O matadouro da cidade nunca sacrificou tantos bovinos e equinos (vocês podem conferir as ossadas nos riachos da redondeza).
• Guaxugive me your can, sir?: Com toda essa população circulando pela cidade, é claro que a rua ficará tomada de saquinhos de x-saladas e latinhas de cerveja. A Guaxugive me your can, sir? assegura total limpeza da cidade 24 horas por dia. Todos os lateiros e catadores de papelão serão uniformizados, banhados e aprenderão a falar "Por favor, me dê sua latinha, senhor?" em 9 idiomas, tudo isso para melhorar a imagem da nossa cidade e camuflar todo o nosso problema do trânsito

As modalidades são muitas, mas a cidade tem grandes chances de ter seus filhos guaxupeanos se destacando em vários esportes. Veja quem são as apostas para receber os pastéis de ouro, prata e bronze. Devido à nossa cidade ser uma potência mundial em pastéis, fizemos uma pequena adaptação. Não teremos medalhas e sim pastéis. O glorioso Pastel de Ouro será uma belíssima combinação de massa, catupiry, aspargos, palmito, carne moída importada diretamente do matadouro e molho de pimenta. O Pastel de Prata possui menos ingredientes: massa, queijo, carne moída do matadouro, tomate e uma pequena salpicada de orégano. E, por fim, o Pastel de Bronze com massa e carne moída do matadouro. O quadro de medalhas do Brasil em Pequim foi muito baixo, e é por isso que nossos atletas já estão suando muito para que o Quadro de Pastéis em Guaxupé seja um sucesso. Confira as modalidades e algumas de nossas promessas guaxupeanas.

Teremos todas as provas que hoje são oficiais nas Olimpíadas. Mas é claro, teremos também algumas adaptações regionais para que Guaxupé dispare no quadro de pastéis.
A avenida Conde Ribeiro do Valle será palco da cerimônia de abertura. Contaremos com um fabuloso show com duplas nacionais que exportam o nome e cultura Guaxupeana: Gil e Guaxupé, Claudiney e Dnar e diversas outras apresentações de bandas, finalizando com um grandioso show com Rick e Renner. Na Praça do Trabalhador Rural, teremos apresentações de Nado Sincronizado. Será um show de movimentos artísticos hipnotizantes. Atletas guaxupeanos terão o prazer de contratar sósias para poder competir de igual para igual com beldades russas e norueguesas. Tony Play já está há tempos ensaiando movimentos espelhados com o astro do humor Dedé Santana, da turma do Didi. O locutor Pica-Pau promete arrepiar juntamente com seu parceiro César Menotti e o Toninho do Bar Meio Período já estuda os direitos autorais de Hanna Barbera para competir juntamente com o personagem animado Gargamel, do Smurfs. Nesta praça também teremos a modalidade de Saltos Ornamentais. Luís Finca, Jiraya, Dola, Casca e muitos outros guaxupeanos que exibem uma excelente coordenação de movimentos poderão saltar da grandiosa estátua do Trabalhador Rural deliciando a platéia com piruletas e acrobacias no ar. Ali também teremos a mais nova prova: Arremesso de porretes e pedras. E quem seria melhor que o famoso Brazinho pra disputar e trazer um pastel de ouro pra gente? Brazinho passou a vida inteira treinando arremeços de porretes e pedras e, com a ajuda da platéia gritando "Imita a Xuxa, Brazinho", é certeza de vitória fácil sobre os fortões americanos. E nos paralelepípedos tradicionais da avenida de baixo, teremos a prova mais charmosa do evento: A Maratona de Carrinho de Sorvetes. Nem preciso perguntar se algum outro atleta do mundo conseguirá dar mais voltas na avenida que a Rosa Sorveteira. É lavada. Canja. Mais pastéis de ouro pra cidade.
Como grande centro de esportes guaxupeanos, o Sesi não ficará de fora. Antes de começarem as provas, uma corrente de oração entre todos os atletas na capelinha da Maria Cardoza. Como já disse anteriormente no blog, a Maria Cardoza não gosta de ser incomodada, nada que uma rezadinha não ajude. Por lá teremos as provas de Lutas. Alguém conhece uma cidade onde exista mais brigas por habitante? Os lutadores de Guaxupé treinam tanto que será um pastel de ouro atrás do outro. Expoagro, Carnaval, festas, bailes na boatinha do Clube Guaxupé, até ao ar livre nossos atletas brigões já estão mais que treinados. Ali também haverá competições de Badminton, Esgrima, Handball. Teremos Ginástica Artística com as maiores bailarinas da cidade. Alguém consegue imaginar Daiane dos Santos se movimentando melhor que a jovial Teresa Caveira? Todo o coral da Catedral de senhoras ginastas já está em pesado treinamento, lideradas pelas simpáticas senhoras ex donas do Bar Galo de Ouro. Será um show de bengalas interagindo com maiôs e lantejoulas. Ouro pra Guaxupé.
As provas de Halterofilismo serão realizadas nos armazéns gerais da Cooxupé. E para promover nosso maior produto, os halteres serão substituídos por sacas enormes de café. A prova consiste em levantar, carregar e jogar a saca no caminhão. Gringos fortões e musculosos não aguentarão tamanha pressão. Sucumbirão ao nosso forte café. E levarão com eles a lembrança da nossa força.
O Tiro de Guerra receberá a prova de Tiro ao Alvo. Atiradores que passam a madrugada bebendo vodca escondido do sargento poderão mostrar porque acordam tão cedo e fazem tantas atividades físicas. O alvo? Pombinhas. Ou alguém conhece uma cidade com uma população maior de pombinhas, chamadas por muitos de ratos alados? É comum você estar parado no trânsito em Guaxupé enquanto uma pombinha faz seu carro de alvo e lhe descarrega um tiro certeiro. É a hora da vingança. Tiro ao Alvo com pombinhas.
A prova de Salto com Barreira será realizada no Cemitério Municipal. Vamos promover a célebre frase "Eu fui o que tu és, tu serás o que eu sou". Aposto que todos tem algum amigo de fora que não acredita na existência desta frase. Além disso, nossos atletas treinam desde criança, e o cemitério é o lugar apropriado. O circuito começa na sala de aula da Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro - o ginásio. O primeiro obstáculo é o inspetor dos alunos, depois o tradicional muro (com uma leve camada de graxa para dificultar) e finalmente os túmulos quebrados e vasinhos de violeta espalhados pelo chão. A entrega de pastéis acontece direto na feira, na saída do cemitério.
No Rancho do Cavalo teremos a prova de Hipismo. Antes de irem para o matadouro virar carne moída para rechear os pastéis, os cavalos terão a honra de transportar os jóqueis que farão malabarismo sobre quatro patas. E na fazenda Nova Floresta teremos a competição de Arco e Flecha. Tribos de índios desconhecidas que por ali vivem terão o prazer de mostrar seu valor humilhando os gringos ruivos, gordos e avermelhados que tentarão nos vencer.
Outro grande centro do esporte municipal, o Guaxupé Coutry Clube - a Piscina, também receberá várias provas: Pólo Aquático no lago, Basquete, Tênis, Vôlei e Natação - também no lago. Pelo fato da piscina olímpica estar sempre cheia pela metade, com muito cloro e várias rachaduras, estipulou-se que a natação será realizada no lago. Além de os atletas terem que mostrar velocidade e fôlego, terão que se mostrar habilidosos, para se desvencilharem das várias linhadas por lá jogadas e que nunca tiveram um peixe fisgado. Além, é claro, da alta qualidade da água, incolor e insípida.
Vale lembrar que o cronômetro - objeto fundamental nos jogos - será manuseado por quem mais entende das horas, dos minutos e dos segundos: Nosso amigo Cardoso.
O Rio Guaxupé será o palco da Canoagem e da prova das Velas. E, para finalizar, o glorioso Estádio Carlos Costa Monteiro receberá o mais desejado dos jogos: o futebol. Para manter a tradição, os jogos serão à noite, sem iluminação principal e com os carros iluminando o gramado. Isso será uma volta no tempo para os senhores que ficarão arrepiados com cada lance, relembrando as épocas áureas da Esportiva de Guaxupé. Com nosso time disputando tamanha competição, é bem provável que algum outro supermercado nacional apoie o time e seja o patrocinador, pelo menos para lavar os uniformes, quem sabe.

Vejam o mapa das modalidades juntamente com o diferencial da nossa cidade sobre as outras: o moderno metrô:
Segurem o shift e cliquem sobre a imagem.


Guaxupeanos queridos. Este é o projeto da Equipe Guaxutrans. Tudo ainda está no papel. Queremos ouvir você. Queremos saber o que acha, o que pensa. Sugestões, dúvidas, críticas. Tudo isso será bem vindo. Encaminhem e divulguem a campanha da nossa cidade para sediar os jogos. Todos sairão lucrando. Guaxupé só tem a ganhar. Vamos fazer bom uso da verba destinada à Zona Azul. Guaxupé 2016. A primeira cidade olímpica mineira.

Um grande abraço.
Equipe Guaxutrans.

6 comentários:

  1. Você é muito criativo. Seu texto é um ótimo antidepressivo para guaxupeanos.
    Parabéns!
    se a comédia fosse uma das modalidades olímpicas vc, certamente, estaria classificado!

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a Equipe Guaxutrans tem muita criatividade... e tempo!

    Adorei, no mapa, os pontos de referência!

    Parabéns (quem quer que seja)!!!

    Bete Monteiro

    ResponderExcluir
  3. Rio 2016 já era.
    Agora é Guaxupé!
    Que venha vários pastéis para o Brasil!

    Luiz Abrão

    ResponderExcluir
  4. Olha,mto bem feito!
    é um alivio para nos guaxupeanos!
    mas ai ta a pergunta será que vai dar certo?

    Espero que de certo

    Matheus Magro Gabriel

    ResponderExcluir
  5. KAkakakkakakkak Kakakaka KAKAKaKa


    até Parece que Guaxupé vai existir até 2016 com este prefeito que aqui tem !!! kakakak

    ResponderExcluir
  6. eu adorei a postagem... muito boa... devo confessar que achei por acaso na net, não conhecia esse blog (eu digitei balaustre guaxupé no google e saiu esse blog). Foi um ótimo achado, parabéns pela postagem, uma ótima escrita e belas referências que são marcadas em nossa cidade.

    Fiquei curiosa para saber quem é o autor????? ou autora????

    ResponderExcluir